sábado, 19 de novembro de 2011
Plano de Ação :Ameaças X Oportunidades
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA-IFCE.
CURSO TECNOLOGIA EM HOSPEDAGEM-GRADUAÇÃO.
DISCIPLINA: PRÁTICAS PROFISSIONAIS.
TUTOR: PAULO HENRIQUE GONDIM.
TRANSFORMANDO AS AMEAÇAS EM OPORTUNIDADES.
Arlete Ferreira da Penha Lima.
Edna Pascoal.
Tânia Maria Santana do Nascimento.
PLANO DE AÇÃO
Ameaça: Destruição do Patrimônio Histórico de Fortim.
Ameaça: Destruição do Patrimônio Histórico do Município de Fortim.
Causas e Efeitos
• Satisfação econômica estritamente da família, que viu no patrimônio a possibilidade de lucro, dando ênfase ao favorecimento de propriedade individual em prejuízo da propriedade coletiva.
• Destruição da edificação (em parte) de quase quatrocentos anos que era um símbolo capaz de despertar o senso de participação coletiva na construção de uma identidade coletiva.
• Entender a extinção do Patrimônio Histórico da cidade de Fortim como progresso e não como regresso.
• Falta de responsabilidade social do proprietário que numa transação econômica eliminou a cultura da cidade.
• Deficiência de iniciativa e conhecimento da comunidade, pois quando um negócio privado violenta o direito coletivo, mesmo havendo uma autorização judicial, a sociedade organizada pode exercer sua cidadania democrática e protestar contra a falta de responsabilidade do proprietário.
• Deficiência intelectiva da noção da simbologia, ou seja, da importância histórica do seu patrimônio cultural, pois um povo que conhece o valor da sua cultura não permite de forma alguma esses absurdos.
• O despertar de poucos para o sentimento de preservação da história, que devido a essa violência ao patrimônio tem se inquietado e provocado uma preocupação na sociedade que por outro lado se sentiu desrespeitada, ofendida.
• Despertar da comunidade para o convívio em sociedade, descobrindo que essa vivência não se limita somente a trabalhar, distrair-se, comer e dormir.
• Busca de identidade, de valorização de manifestações artísticas e culturais, de elevação da auto-estima de seus moradores.
• Ausência da aplicação de uma política cultural verdadeiramente engajada por parte da prefeitura de Fortim.
• Transformação de uma cidade sem perspectiva de futuro no ramo do turismo, visto que, a destruição do patrimônio histórico resultará em uma cidade culturalmente indigente, sem passado e com moradores fracassados.
“Fazer o que seja é inútil. Não fazer nada é inútil. Mas entre fazer e não fazer mais vale o inútil do fazer" (João Cabral de Melo Neto).
PLANO DE AÇÃO
Público Alvo: Estudantes das escolas municipais de Fortim e comunidade escolar.
Objetivo Geral: Apreender o conhecimento dos estudantes no referente às questões patrimoniais e promover uma ação pedagógica no município de Fortim, no intuito de disseminar a noção de Patrimônio Cultural e contribuir para seu entendimento de preservação.
Objetivos Específicos:
• Promover nos envolvidos a conscientização de que o Patrimônio Histórico é um bem que pertence a humanidade, e que é preciso que cada um se torne agente no sentido de valorizar e proteger esse bem, evitando que o mesmo seja violado ou comercializado;
• Difundir o conhecimento a comunidade escolar sobre seu Patrimônio Cultural, o que leva não somente reconhecê-lo, mas relacionar-se com ele;
• Permitir a comunidade identificar e valorizar o que é particular em sua cultura;
• Levar os alunos a utilizarem suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de conceitos e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional os conhecimentos adquiridos;
• Incutir na comunidade escolar a responsabilidade de preservação da herança cultural almejando a construção de fortinenses ativos e intimamente conscientes de que o valor da herança cultural muitas vezes é mais importante do que o econômico.
Metodologias:
• Desenvolvimento de aulas para apresentar o conhecimento sobre o conceito de patrimônio cultural, bens materiais e imateriais;
• Palestras com historiadores para que os envolvidos obtenham informações sobre o que fazer de forma efetiva para que o patrimônio cultural não se torne objeto de esquecimento e negação;
• Visualização de slides com imagens do patrimônio anteriormente e o do presente;
• Aulas de campo para conhecer e reconhecer o ambiente em estudo, a Pedra do Chapéu, para que os mesmos possam ter a visão real daquilo que lhes foi descrito em sala de aula;
• Divulgação do trabalho via falada e escrita, em reuniões de gestores educacionais lançando a proposta de disponibilização do plano de ação para as escolas interessadas em desenvolver - lo nas semanas que antecedem a alusão ao aniversário do município;
• Realização de um fichamento sobre o patrimônio cultural de Fortim com fontes históricas vivas e, por conseguinte elaborar um documento que possa ficar como meio de pesquisa para a escola;
• Divulgação do trabalho e dos resultados alcançados durante o desenvolvimento do plano no blog criado com intuito de que os participantes possam se informar e informar, postar suas opiniões, suas dúvidas, suas descobertas através de produções textuais.
Referenciais Bibliográficos
AZEVEDO, R. Q & Ismério, Clarisse. (2007) Os Primeiros Passos da experiência com a Educação Patrimonial no curso de Pedagogia da URCAMP. Bagé RS.
BONATO, Nailda Marinho da Costa & SILVEIRA, Luciana de Almeida. 2007. Educação & Cidade: O Papel da escola na preservação do patrimônio cultural. Texto. XIII Encontro de Historia ANPUH - Rio de Janeiro.
DE MENEZES, U.B. (1984). Identidade Cultural e Arqueologia Valorização do patrimônio arqueológico brasileiro.
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