sábado, 19 de novembro de 2011

Plano de Ação :Ameaças X Oportunidades

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFCE. CURSO TECNOLOGIA EM HOSPEDAGEM-GRADUAÇÃO. DISCIPLINA: PRÁTICAS PROFISSIONAIS. TUTOR: PAULO HENRIQUE GONDIM. TRANSFORMANDO AS AMEAÇAS EM OPORTUNIDADES. Arlete Ferreira da Penha Lima. Edna Pascoal. Tânia Maria Santana do Nascimento. PLANO DE AÇÃO Ameaça: Destruição do Patrimônio Histórico de Fortim. Ameaça: Destruição do Patrimônio Histórico do Município de Fortim. Causas e Efeitos • Satisfação econômica estritamente da família, que viu no patrimônio a possibilidade de lucro, dando ênfase ao favorecimento de propriedade individual em prejuízo da propriedade coletiva. • Destruição da edificação (em parte) de quase quatrocentos anos que era um símbolo capaz de despertar o senso de participação coletiva na construção de uma identidade coletiva. • Entender a extinção do Patrimônio Histórico da cidade de Fortim como progresso e não como regresso. • Falta de responsabilidade social do proprietário que numa transação econômica eliminou a cultura da cidade. • Deficiência de iniciativa e conhecimento da comunidade, pois quando um negócio privado violenta o direito coletivo, mesmo havendo uma autorização judicial, a sociedade organizada pode exercer sua cidadania democrática e protestar contra a falta de responsabilidade do proprietário. • Deficiência intelectiva da noção da simbologia, ou seja, da importância histórica do seu patrimônio cultural, pois um povo que conhece o valor da sua cultura não permite de forma alguma esses absurdos. • O despertar de poucos para o sentimento de preservação da história, que devido a essa violência ao patrimônio tem se inquietado e provocado uma preocupação na sociedade que por outro lado se sentiu desrespeitada, ofendida. • Despertar da comunidade para o convívio em sociedade, descobrindo que essa vivência não se limita somente a trabalhar, distrair-se, comer e dormir. • Busca de identidade, de valorização de manifestações artísticas e culturais, de elevação da auto-estima de seus moradores. • Ausência da aplicação de uma política cultural verdadeiramente engajada por parte da prefeitura de Fortim. • Transformação de uma cidade sem perspectiva de futuro no ramo do turismo, visto que, a destruição do patrimônio histórico resultará em uma cidade culturalmente indigente, sem passado e com moradores fracassados. “Fazer o que seja é inútil. Não fazer nada é inútil. Mas entre fazer e não fazer mais vale o inútil do fazer" (João Cabral de Melo Neto). PLANO DE AÇÃO Público Alvo: Estudantes das escolas municipais de Fortim e comunidade escolar. Objetivo Geral: Apreender o conhecimento dos estudantes no referente às questões patrimoniais e promover uma ação pedagógica no município de Fortim, no intuito de disseminar a noção de Patrimônio Cultural e contribuir para seu entendimento de preservação. Objetivos Específicos: • Promover nos envolvidos a conscientização de que o Patrimônio Histórico é um bem que pertence a humanidade, e que é preciso que cada um se torne agente no sentido de valorizar e proteger esse bem, evitando que o mesmo seja violado ou comercializado; • Difundir o conhecimento a comunidade escolar sobre seu Patrimônio Cultural, o que leva não somente reconhecê-lo, mas relacionar-se com ele; • Permitir a comunidade identificar e valorizar o que é particular em sua cultura; • Levar os alunos a utilizarem suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de conceitos e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional os conhecimentos adquiridos; • Incutir na comunidade escolar a responsabilidade de preservação da herança cultural almejando a construção de fortinenses ativos e intimamente conscientes de que o valor da herança cultural muitas vezes é mais importante do que o econômico. Metodologias: • Desenvolvimento de aulas para apresentar o conhecimento sobre o conceito de patrimônio cultural, bens materiais e imateriais; • Palestras com historiadores para que os envolvidos obtenham informações sobre o que fazer de forma efetiva para que o patrimônio cultural não se torne objeto de esquecimento e negação; • Visualização de slides com imagens do patrimônio anteriormente e o do presente; • Aulas de campo para conhecer e reconhecer o ambiente em estudo, a Pedra do Chapéu, para que os mesmos possam ter a visão real daquilo que lhes foi descrito em sala de aula; • Divulgação do trabalho via falada e escrita, em reuniões de gestores educacionais lançando a proposta de disponibilização do plano de ação para as escolas interessadas em desenvolver - lo nas semanas que antecedem a alusão ao aniversário do município; • Realização de um fichamento sobre o patrimônio cultural de Fortim com fontes históricas vivas e, por conseguinte elaborar um documento que possa ficar como meio de pesquisa para a escola; • Divulgação do trabalho e dos resultados alcançados durante o desenvolvimento do plano no blog criado com intuito de que os participantes possam se informar e informar, postar suas opiniões, suas dúvidas, suas descobertas através de produções textuais. Referenciais Bibliográficos AZEVEDO, R. Q & Ismério, Clarisse. (2007) Os Primeiros Passos da experiência com a Educação Patrimonial no curso de Pedagogia da URCAMP. Bagé RS. BONATO, Nailda Marinho da Costa & SILVEIRA, Luciana de Almeida. 2007. Educação & Cidade: O Papel da escola na preservação do patrimônio cultural. Texto. XIII Encontro de Historia ANPUH - Rio de Janeiro. DE MENEZES, U.B. (1984). Identidade Cultural e Arqueologia Valorização do patrimônio arqueológico brasileiro.

Um comentário:

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